Crianças que ficam na Creche Desenvolvem Mais do que as que não ficam?

Olá, seja bem vindo(a)! Hoje vamos falar sobre um assunto que é recorrente no dia a dia aqui na creche, será que as Crianças que ficam na Creche Desenvolvem Mais do que as que não ficam?

Pesquisamos o assunto em termos científicos e trouxemos a opinião de duas especialistas no assunto para nos ajudar a esclarecer melhor nessa dúvida.

Para que o entendimento seja mais claro, vamos definir o papel das creches na vida das crianças. Vamos lá!

Mas afinal Qual é o Papel da Creche?

No Brasil, a creche é a primeira etapa do Ensino Básico antes da pré-escola, onde a criança sua primeira experiência escolar.

Os pais não são obrigados a colocar seus filhos em creches, mas o governo precisa atender aqueles que querem colocar.  É direito da criança, está na Constituição… Mas sabemos que na prática não é assim.

Afinal, as Crianças que ficam na Creche Desenvolvem Mais Cognitivamente do que as que não ficam?

Somos suspeitos em falar que as crianças que ficam em creches desenvolvem mais que as outras, por isso vamos acrescentar aqui a opinião de duas especialistas, uma em educação infantil da USP e a outra Pediatra e Psicanalista da USP.

Segundo a especialista em educação infantil, Maria Letícia Nascimento, da USP; “Crianças pequenas convivendo com outras pequenas, têm outro tipo de desenvolvimento.

Elas conseguem estabelecer relações com outros adultos e com outras crianças, elas têm acesso a outros tipos de brincadeira. Então, a creche se configura como espaço importante para a criança”.

Na escolinha, a criança vai ter outros desafios de habilidades sociais. Ela vai ter que disputar com outras crianças ou mesmo com os adultos que não vão ser iguais à mãe. Do ponto de vista afetivo, ela vai criar outros laços”, aponta Marisol Monteiro Sendini, pediatra e psicanalista do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da USP.

De fato, crianças que frequentam creches desenvolvem social e intelectualmente mais rápido do que as que não frequentam.

Convivemos dia a dia com essa realidade e é muito gratificante para nós quando os pais vem comentar sobre o desenvolvimento de seus filhos depois que começaram a frequentar o ambiente da Creche do Papai.

Mas infelizmente creche no Brasil não é para todas as crianças… Vamos ver mais detalhes sobre isso mais a frente.

Crianças que ficam na Creche se Desenvolvem mais rápido? Nossa Opinião

Somos suspeitos em falar sobre esse assunto porque supostamente podemos puxar a sardinha para o nosso lado… e claro que vamos fazer isso! 🙂 Brincadeira…

Pelo que observamos no dia a dia Crianças que ficam na Creche desenvolvem mais de modo geral. Mas isso não é a toa, nem por acaso.

A Creche é montada, adaptada e promove atividades pedagógicas para estimular o desenvolvimento da criança de acordo com a sua idade.

Também podemos observar que as crianças que entram na creche ainda bebês e permanecem até os 4, 5 anos têm maior desenvoltura social e intelectual.

Mas nem todas as crianças tem acesso ao serviço de creche… é o que vamos ver a seguir.

Falta de Creches = Problema Socioeconômico que Refletirá no Futuro

Segundo informações do Programa Fantástico com base nos dados do censo escolar do Ministério da Educação, de cada 100 cidades do Brasil, 15 não têm nem uma sala para atender crianças de zero a três anos de idade.

São 827 municípios sem um lugar para a criançada socializar e aprender.

A Falta de Creches torna-se também um problema socioeconômico porque muitas pessoas poderiam estar trabalhando, e impulsionando a economia, mas estão em casa cuidando das crianças.

Em muitos casos, as famílias precisam mudar para uma cidade onde tenham creches para deixar suas crianças, como no exemplo abaixo:

Márcia e o marido se mudaram de uma cidade maior, Santa Cruz, para a pacata Vela do Sol, no Rio Grande do Sul, em busca de tranquilidade.

Trouxeram os dois filhos pequenos, e se depararam com um grave problema. “De não ter uma creche aqui, não ter um lugar onde eu possa confiar para deixar os dois”, diz Márcia.

Ela conta que, na cidade onde morava, o menino frequentava uma creche. “Ele não sabe mais brincar como ele brincava com as outras crianças e ficou dependente de mim”, conta a mãe do menino.

Resultado: depois de pouco mais de um ano, Márcia está de mudança de novo, em busca de uma cidade com creche. “Dá uma tristeza ir embora”, lamenta.

A Creche do Papai é uma alternativa Viável

Histórias semelhantes a esta se repetem Brasil a fora constantemente, por esse motivo, nós da creche do papai estamos estudando expandir nossas operações abrindo novas unidades.

Somos uma empresa particular e sabemos que tem pessoas mais carentes que não tem condições financeiras para arcar com os valores para deixar a criança na creche, mas oferecemos uma opção viável.

Temos muitas recomendações dos pais e mães que são nossos clientes.

Estamos no mercado a 5 anos com a missão de cuidar e educar as crianças com amor em ambiente adequado, seguro para que os pais e mães trabalhem tranquilos, realizem seus sonhos e objetivos enquanto movimentam a economia do País.

Visite nossa fan page curta nossa página e conheça mais sobre nós acessando Aqui.

Voltar A página inicial Aqui

Obrigado por Ler Até aqui
Equipe Creche do Papai

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.