Vamos esclarecer isso de uma vez por todas!
Nós da Escola Creche do Papai estamos sempre pensando no bem estar das nossas crianças e isso inclui informar bem você papai e mamãe sobre assuntos de seu interesse.
Vamos abordar o assunto: “Porque as crianças adoecem quando vão para a creche” Baseando-se na experiência que temos de mais de 3 anos no cuidado infantil e também vamos expor a opinião de um médico especialista. Então vamos lá!
Falando como creche, sim! As crianças adoecem mais quando frequentam a creche… mas nem todas!
Isso acontece com crianças que tem pouco contato com muitas pessoas, então quando começam a frequentar locais com maior aglomeração de pessoas/crianças, como por exemplo as creches, escolas ou outros locais que tenham crianças e adultos, acabam por ter os primeiros contatos com aos agentes que causam as doenças.
Como tudo isso é novo para a criança, ela acaba adoecendo.
E Tem Como Evitar isso?
Então as crianças adoecem quando vão para a creche porque começam a ter contato com outras.
Esses primeiros contatos são necessários para ir aumentando a imunidade. Funciona como uma vacina.
As Vacinas Funcionam?
Sim, funcionam. A vacina nada mais é do que um certo vírus atenuado (enfraquecido) que é injetado no nosso corpo para que o nosso sistema imunológico crie anticorpos para combater aquele vírus.
Mantenha a sua criança com as vacinas em dia!
Como o vírus está enfraquecido fica mole para o nosso sistema imunológico o combater e criar uma memória(resistência) à aquele vírus.
É como bater um penalti contra um goleiro bêbado… gol na certa!
O sistema imunológico da criança até os 2 anos está em formação, quando ela frequenta uma creche essa defesa é estimulada mais cedo. Isso é Bom!
Porque ela vai fortalecer o sistema imunológico e tornando-se mais resistente as afecções o quanto antes, mas isso não significa que as doenças não virão.
E por outro lado, proteger demais o bebê não é garantia de que ele será mais saudável.
Há pais e mães que mantém o seu bebê sempre em casa sem contato com outras crianças e adultos para evitar que ele fique doente.
Essa atitude na verdade apenas retardará o “tempo das doenças”, pois vai chegar o dia que será inevitável o contato com outras crianças com a ida para escola infantil por exemplo.
Essa é a nossa opinião,
Agora Leia a opinião do Médico Pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo Dr° Gerson Matsas.
“É inexorável que uma criança que frequente qualquer creche, escola, ou tenha contato com crianças e adultos fora de casa tenha acesso a mais vírus e bactérias do que as que só ficam no ambiente residencial.
Porém, proteger o bebê a sete chaves não é garantia de que ele será mais saudável.
A doença faz parte do desenvolvimento do sistema imunológico e quando a criança vive num ambiente com muita assepsia e limpeza constante, ela tem mais chances de desenvolver processos alérgicos quando ficam grandes.” Justifica o especialista.
E continua explicando: “A idade mais indicada para a criança entrar na creche é a partir de 1 ano, quando já há maior desenvoltura na imunidade. Mas seja aos 4 meses, quando entrar na creche, com 1 ou 2 anos, na escola, as doenças vão aparecer”, alerta Gerson.
A opinião do Dr. Gerson é muito importante para acalmar pais e mães que pensam que sua criança não está sendo bem cuidada quando adoecem depois que passam a frequentar creches. Claro, que é preciso atentar-se para as condições de higiene de cada estabelecimento.
Nós da Escola Creche do Papai temos muita preocupação com a limpeza e assepsia.
Nosso ambiente é Limpo, temos dispenses de álcool em gel para assepsia das mãos em pontos principais e Orientamos nossas monitoras frequentemente quanto a higiene, principalmente no preparo dos alimentos e mamadeiras.
O que ainda assim não é garantia de proteção total. As crianças brincam, se abraçam, colocam a mão na boca do outro… não tem jeito, são crianças.
Lembramos também que não ficamos com crianças doentes na creche. Ao primeiro sinal de que algo não está bem, contatamos os pais para buscar a criança e levá-la ao serviço médico para investigação.
Criança doente fica com a imunidade baixa podendo ter complicações a ainda pode contaminar outras crianças. Por esse motivo, aconselhamos os pais a pensarem em um “plano B” no caso da sua criança adoecer.
“Quando doente a imunidade fica reduzida, focada em combater aquela infecção. Ou seja, a criança está suscetível a piorar ou pegar outras doenças“, reforça o Dr° Gerson.
Crianças adoecem quando vão para a creche? As Doenças mais comuns
Entre as doenças mais comuns que acontecem com as crianças em creche e escolas são as gripes, viroses, febre, resfriados e tosses infecções gastrointestinais com vômitos e diarreias.
“As mães ficam horrorizadas, mas é aceitável que a criança tenha até 12 infecções por ano até os 2 ou 3 anos, em quadros menos graves como gripes e febres. Diferente dos casos de pneumonia e otite de repetição, que deve ter acompanhamento médico contínuo”, finaliza Gerson.
Além dessas, ainda tem o crescimento dos dentinhos que também podem causar febre, diarreia e carossinhos pelo corpo que os deixam bem enjoadinhos.
A Criança Entrou na Creche e Adoeceu… o que fazer?
Tirar a Criança da creche e arrumar uma Babá? Leia o nosso artigo sobre “Creche ou Babá” Aqui, vai te ajudar na melhor escolha.
Já vivemos essa experiência de tirar a nossa filha da creche porque ela adoecia… então arrumamos uma babá… essa foi uma Decisão MUITO RUIM! Eu diria péssima, porque:
- Os custos aumentaram muito (salário, alimentação, luz, água, telefone… compras do mês… tudo aumentou)
- A Elisa parou de ser estimulada adequadamente como era na creche e… viver em comunidade.
- Ainda continuou doente…
Resultado: A Lúcia decidiu sair do trabalho para cuidar da criança em casa… outra Decisão muito ruim! porque ficamos financeiramente apertados e a Lúcia ficou deprimida de tanto ficar em casa. Mulher se sente bem quando se arruma e vai trabalhar… ficar em casa para vocês poderá ser um tormento como foi para ela!
Enfim, não era a creche… não era a babá… era a imunidade dela que estava baixa.
Se você está pensando em deixar o seu emprego para ficar com a criança em casa, saiba que não é uma boa ideia.
Para a Mãe é Péssimo, para a criança é mais ou menos… é bom porque tem a segurança de estar com a mãe, mas a criança não aprende muito bem o espírito de partilha e ajuda, pois convive quase que o tempo todo só com a mãe.
Claro, isso foi a nossa experiência. não significa que será assim com você… existe a possibilidade.
Aqui você pode ler sobre como Prevenir e Tratar Virose.
Obrigado por ler até aqui!
E se você ainda não nos conhece, ligue e agende uma visita e conheça nossas instalações 61 3339 1644.
Compartilhe, ajude outros pais com essa informação.
E por gentileza, deixe seu comentário aqui abaixo, sua opinião é importante!
Equipe Creche do Papai