Mais de 20 mil crianças que não têm vagas em creches e escolas infantis no DF.
Esse dado apesar de ser muito preocupante está sendo menosprezado a muitos anos, explico:
Lugar de criança é na creche/ escola
Devido a esse problema, mães se veem obrigadas a abandonar seus empregos, gerando um outro problema econômico/social pela diminuição da renda dessas famílias.
A configuração atual da sociedade, na qual as mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado laboral, torna o tema ainda mais relevante – e urgente.
As mulheres mães precisam de ajuda do Estado para ter essas soluções, que antes eram encontradas em outras pessoas.
Elas recorriam a familiares, como irmãs, mães (atualmente todas podem estar inseridas no mercado de trabalho ou estudando se preparando para ele).
Mesmo quem opta por paga uma babá, ela não consegue substituir o trabalho das creches.
Também é preciso frisar que há um grande prejuízo para o desenvolvimento das crianças, além de deixá-las mas expostas a abusos.
Por isso, acreditamos que lugar de criança é nas escolas/ creches!
São nas creches que as crianças começam a evoluir social e intelectualmente.
Esses espaços que possibilitam desenvolvimento motor e brincadeiras, a criança tem espaço para se relacionar com outras.
Assim, também desenvolve a própria identidade de um ser único, aprende limites, a respeitar o outro para poder ser respeitado.
Por isso, é necessário correr contra o tempo pois estudos mostram que o crescimento, o desenvolvimento de habilidades nessa fase da vida ou ocorre das crianças ocorre até os cinco anos nas creches e pré- escolas, a falta da estimulação adequada poderá não ser superada no futuro.
O que está sendo feito para criar vagas em creches?
Apesar dos esforços do GDF para criar mais vagas em creches, diminuindo a falta de vagas em 2020, ainda existe um déficit considerável.
No inicio de 2020 o governo fez a promessa de criar 14 mil vagas em creches, para a faixa etária de zero a 3 anos e 11 meses (algumas conveniadas atendem crianças de até 5 anos).
Destas, são 5 mil por meio do Cartão Creche; 900 por intermédio da inauguração de cinco novos Centros de Educação de Primeira Infância (Cepis) e mais 8 mil por meio do movimento sequencial dos estudantes.
Você pode acessar e conferir mais detalhes sobre isso Aqui
Já nós da Escola Creche do Papai fazemos nossa parte oferencendo nossos serviços a comunidade de São Sebastião e região.
Somos uma instituição particular REGULARIZADA que presta serviços de creche e educação infantil para crianças de 0 a 5 anos, estamos disponíveis, faça-nos uma visita e conheça nosso espaço.
Veja Aqui como estimular as crianças durante o período da pandemia.